domingo, 29 de agosto de 2010

Matando o Ego - liberdade de expressão

Bem bem bem, ontem acabei que não vi a minha noche caliente, fazer o que se sou intelectual, e preferi durmi? Mentira. Mas vamos lá com outra questão:
Wayne Coyne, vocalista da banda Flaming Lips, declarou a imprensa sobre seu clip, Watching The Planets, em que todo mundo nele está completamente nu. Não me pergunte sobre músicas que esta banda toca e onde acha o clip dessa música, já procurei e não tive muito sucesso nisso. Mas voltando a imprensa, ele explicou que a questão das pessoas ficarem nuas era uma forma de matar o ego delas.

Hum. Matando o Ego.
Achei interessante essa forma que ele expressa, e apoio!

O problema que nem todos verem isso de forma natural. Como exemplo, este do Flaming Lips já efoi retirado da internet por violação; outro acontecimento foi com a Erykah Badu, que em seu novo clipe, teve que pagar multa por tirar a roupa em meio da rua, e uma das cidadãs no recinto ficou ofendida (este o video ainda pode ser visto aqui)
Mas um momento rebelde meu e complexo: Essa questão de aparecer nu sempre, de alguma forma, teve sua ligação a arte, e mais ainda, com a simbologia da liberdade, mais especificamente, liberdade de expressão.
Essa ultima palavrinha é complicada. Todas as pessoas do mundo - poucas excessões - querem conquistar a tal liberdade, a tal matança de ego.
Mas a partir do momento que este tenta alguma coisa sobre, uma certa maioria do outro lado ve aquilo de forma ofensiva, grotesca, e que atrapalha o viver deles.
E não critico, porque de certa forma pode ser! Pondo-me no lugar da cidadã ofendida por Erykah Badu, imagine você andando na rua e, de repente, aparece uma moça do seu lado jogando as roupas pro ar, ficando completamente sem nada? Se você for alguém meio safadinho, aposto que ia adorar a ideia, aí não falo mais nada.
Dependendo de sua visão de vida, isso pode ser realmente absurdo, e como já discutido no ultimo post, há um atrito entre as ovelhinhas de diferentes cores, e novamente, temos que rever nossos conceitos e ampliar o respeito ao próximo. Que nem no caso da cantora, sua equipe poderia ter avisado o pessoal que se encontrava no lugar e avisasse sobre o que aconteceria ali, mas pela minha interpretação, a intenção do clip era mesmo de provovcar um incomodo, alguma coisa para os seus destinatários. Aí já não posso falar nada, quando há a intenção à arte. Sobre respeito, achei um texto de uma grande colega, e que o aprecio: 

"Respeito: Palavra forte essa. Antes nem dava tanta bola, até nos dias de hoje. Percebi que, antes de tudo, antes do amor, objeto em que o ser humano mais luta para conseguir espiritualmente, vem o respeito. Não preciso da amizade de ninguem, nem da compreensão, nem do carinho...preciso apenas do respeito dessa pessoa. É o que busco agora, ainda mais por ser como sou, por ter a minha personalidade. Quando eu achar alguem que eu goste, que ela respeita o que fui no passado..meus erros e acertos, alias nao significa que muitas daquelas coisas fazem parte mim hoje. Respeita também pelas minhas escolhas, pelo o que quis ser.
No momento, só peço respeito.
E desculpa antecipada, para aqueles que desrespeitei de certa forma."(m.f, 2010)

Acho que é basicamente isso o necessário: respeito. Não precisamos admirar o que o outro faz, nem gostar, mas respeitar seu espaço, tentar entender o seu lado e ampliar isso nossos conhecimentos, sem mutia ignorância.
E bora matar muito ego por aí! (6

Nenhum comentário:

Postar um comentário